Apesar do Brasil possuir 14 opções de telefonia fixa e oito de móvel, a “lei da oferta e da procura” parece não valer para esse setor. De acordo com o uma recente pesquisa, comparando mais de 110 planos de 20 países, o país tem o serviço telefônico mais caro do mundo.
O dado acima foi retirado de um levantamento realizado pelo site Melhor Escolha, comparando preços de planos de TV por assinatura, Internet e telefonia. Segundo as informações, cerca de 4% da renda mensal do brasileiro é comprometida com o pagamento dessa conta. Cada chamada, em média, custa R$ 0,77 por minuto. Apenas em comparação, nos Estados Unidos, a matemática é 20 vezes menor, saindo por R$ 0,12.
Desde 2008, quando começou a funcionar a portabilidade numérica para serviços de telefonia fixa e móvel, a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) já computou mais de 32,6 milhões de trocas de operadora. De acordo com um estudo divulgado em abril pela Accenture, consultoria especializada em TI, o principal motivo para essa ação, segundo 65% dos entrevistados, é o preço.
“Quando olhamos para as corporações, o buraco financeiro é ainda maior, pelo alto volume de chamadas. Porém, com tecnologias como o PABX IP e o Gestão de Chips por Operadora, é possível reduzir drasticamente as despesas telefônicas”, analisa Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP – soluções integradas de voz e e-mail para contact centers.
A Total IP ainda oferece inúmeras funcionalidades em uma única plataforma, com uma tela web amigável e intuitiva, 100% em português. Entre seus principais benefícios, pode-se destacar a escalabilidade, a mobilidade e a economia, priorizando sempre a saída das ligações pela rota de menor custo. “Com isso, a empresa pode, pelo menos, não pagar tanto para contatar seus prospects, clientes e fornecedores”, finaliza Ariane.
Fonte : IP News – Caio Alves
Comentários